• ALIMENTANDO-SE DA PALAVRA: Texto base – Yirmiyahu 15:16

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

- Introdução:

A palavra do Altíssimo Yahuh é sempre o alimento necessário ao homem, para que este tenha os “nutrientes” fundamentais para uma boa qualidade de vida, com saúde e bem estar espirituais. Através da palavra conservamos a nossa vida espiritual, mantendo alimentado e fortalecido o Espírito.
Ela preenche nossas necessidades espirituais, trazendo gozo e alegria para o coração, proporciona significado para nossa existência e nos transforma em pessoa que possuem a verdadeira felicidade em um mundo cheio de ilusões e tristezas. E também comunica sabedoria e instrução, ensinando a maneira correta de viver. (2Tm 3:16-17)
Assim se torna indispensável para uma vida espiritual saudável ter uma boa alimentação da palavra.

- Onde encontrar esse alimento

“Yahushua declarou-lhes. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.” (Yochanan 6:35)

Yahushua é o alimento para o Espírito, a palavra encarnada e manifestada aos homens. (Yochanan 1:1/1:14)
Muitos dos discípulos não entenderam essa palavra, que Yahushua é o alimento que precisamos comer para ter vida. E se escandalizaram quando ouviram: “Yahushua disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.” (Yochanan 6:53-57)
Eles não tiveram discernimento para compreender que Yahushua estava lhes falando a respeito de coisas espirituais (vs.63), e entenderam que o comer a carne do Filho do Homem e beberdes o seu sangue poderia ser literal, e se escandalizaram por isso e voltaram atrás desistindo de seguir Yahushua.
Mas quem tem a revelação no espírito e compreende quem é Yahushua, e Dele se alimenta, tem sua “fome saciada”, pois Yahushua é o alimento que nos mantem vivos e saudáveis espiritualmente.

- Como sentir sabor na Palavra

Exemplo através das coisas naturais - Na sua grande maioria, os alimentos saudáveis não possuem um paladar muito agradável. Os alimentos menos saudáveis é que tem o gosto mais saboroso.
Uma alimentação saudável esta ligada a consciência e condicionamento que a pessoa desenvolve, buscando ter saúde e qualidade de vida. Não está somente na satisfação de sentir sabor no que come. Às vezes se abstém de algum alimento que gosta, mas que acaba provocando algum mal pra sua saúde, pois tem a saúde como prioridade e não o “prazer” em comer.

Aplicação espiritual – Através do Espírito, podemos condicionar a nossa vida pela consciência que temos de conhecer a verdade, Yahushua Ha Mashiach, e assim conduzi-la no sentido de buscar o que é saudável e não o que é simplesmente prazeroso para nossa vida.
Às vezes aquilo que é saboroso aqui nesse mundo traz consequências ruins para a vida espiritual. Com isso, por meio do desenvolvimento do domínio próprio (que é um dom do Espírito) condicionamos a nossa vida para manter a saúde espiritual acima das nossas vontades. Priorizando a “saúde espiritual e não a satisfação carnal/material”.
Mas também podemos sentir sabor, ter gosto na Palavra, se aprofundarmos na sua essência veremos então que a Palavra é Yahushua, O Pão Vivo descido dos céus, sua obra de salvação é o alimento que nos satisfaz e que necessitamos ter em nossas vidas, esse é o sabor que encontramos na palavra.

- Conclusão

Ao nos alimentarmos da Palavra fazemos com que ela se torne parte de nós (pois somos aquilo que comemos).
Ela satisfaz as nossas necessidades espirituais, traz gozo e alegria para o coração e ensina a maneira de vivermos de acordo com a vontade do Altíssimo.
Através da Palavra é comunicado o dom da fé; Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra do Mashiach (Rm 10:17).Se queremos desfrutar de uma fé genuína, firme, inabalável, precisamos conhecer a Palavra. Pois pela Palavra vem à fé e sem a fé é impossível conhecermos e agradar o Altíssimo. Este é o Alimento que precisamos diariamente em nossas vidas, para termos saúde espiritual, quem não se alimenta da palavra, fica anêmico no espírito, frágil, sem o domínio próprio, com isso busca “alimentos carnais” que irá fazer mal ao Espírito.

Salmo 119:103 – “Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca.”

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo