• A CAPA BABILÔNICA – Símbolo da Maldição do Pecado

Texto: Yahushua 7: 1-12

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

- Para refletir: Aplicação prática da palavra – Todo pecado escondido é revelado diante da santidade do Altíssimo, e punido por sua justiça infalível e perfeita. Hb 4:12-13

• A ordem do Altíssimo para Israel (Yahushua 6:17-18) - O Altíssimo havia advertido a Israel para que ninguém lançasse mão sobre os despojos de Yericho (Jericó), sob pena de anátema para o acampamento de Israel.

• O pecado de Achan (Acã) - Acã era da tribo de Yahudah (Js 7:1), mesma tribo da qual nasceria o rei Davi e Yahushua Ha Mashiach. Em hebraico seu nome significa “perturbador, que causa tristeza, causador de dificuldades”. Dominado pela avareza e pela concupiscência dos olhos se apropriou de alguns utensílios declarados anátemas: uma capa babilônica, duzentos siclos de prata e uma cunha de ouro (vs.21).

• Consequência do pecado escondido de Acã- “A Ira do Altíssimo se ascendeu contra os filhos de Israel”(7:1), o pecado de Acã trouxe sérias consequências para sua família e para a nação de Israel.

- Aplicação para a Congregação

• Abstende-vos de toda espécie de mal (1Ts 5:22): abster é privar de fazer, Acã se apossou daquilo que não lhe era permitido, sua desobediência trouxe consequência a toda nação de Israel. Aquele que crê em Yahushua deve se afastar de toda espécie do mal, qualquer coisa que possa prejudicar a sua comunhão com o Altíssimo e que de alguma forma possa manchar a congregação de Yahushua.

• O pecado tem que ser eliminado – “Se não fizerdes desaparecer do meio de vós o objeto de anátema, não estarei mais convosco” (Js 7:12b). Para o Altíssimo voltar abençoar Israel, estando com a nação e concedendo vitória, era necessário que desaparecesse do meio do povo o objeto de anátema que estava escondido no seu acampamento. Para sermos abençoados e bênção, nós que cremos em Yahushua devemos eliminar qualquer “pecado oculto” de nossas vidas, qualquer vestígio que ainda resta em nós do velho homem deve ser combatido com todas as nossas foças, através de orações súplicas e vida espiritual sustentada pela palavra que é poder para nos conceder vitória.

• Lição do pecado de Acã: A ira do Altíssimo se ascendeu contra Israel o povo escolhido, devido ao pecado, isso mostrar que o Altíssimo não tolera o pecado embora ame o pecador. Sua santidade e justiça não suporta o pecado, por isso o homem necessita que seus pecados sejam perdoados para se tornar justo diante do Altíssimo. O pecado produz morte em todos os sentidos, por isso aquele que nasceu de novo não deve continuar a viver habitualmente no pecado, extinguindo assim o Ruacah Ha Kadoshe. (1Jo 3:1-10 Ler)

• Conclusão: O “pecado oculto” se torna um mal com grandes consequências para nossa vida espiritual, ele nos impede de crescer no espírito, de desenvolver dons que podem ser útil tanto individual como para toda congregação e assim manifestar ao mundo o testemunho de Yahushua Hamashiach. O pecado oculto se torna para nós o que foi a capa da babilônia para Acã. O guardamos em segredo e o temos como um tesouro e não vemos o mal que ele produz para nossa vida e para o corpo do mashiach. Enquanto este “pecado oculto” atuar em nossas vidas a ação do Ruacha Há Kadosh estará limitada. Mas que ninguém se engane nada fica oculto ao Altíssimo (Hb 4:12-13), que estejamos com a nossa vida aberta não diante de homens mas diante do Altíssimo, sabendo que somos sim pecadores mas que não vivemos no pecado. (1Jo 1:8-10/ 2:1-2 Ler)

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo