• O PARENTE REMIDOR: Texto base – Rute 3:8-9

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

- Contextualização

O livro de Rute apresenta a história da família de Noemi, da moabita Rute e de Boaz, e como suas vidas serão cruzadas.
Noemi seu marido e seus dois filhos saíram de Israel durante um período de fome e foram morar em Moabe. Depois de um tempo Elimeleque, marido de Noemi morreu e ela ficou com seus dois filhos, Malom e Quiliom, que casaram com as moabitas Orfa e Rute, só que depois ambos morreram e ficaram somente as viúvas (Rute 1:1-5). Nenhum deles deixou filhos e Noemi voltou para Israel, despedindo suas noras para que voltassem à casa de seus pais.
Orfa chorou muito, mas foi embora para sua casa (Rute 1:14). Noemi insistiu para que Rute fizesse como sua concunhada Orfa:

“Noemi disse: Veja, a sua concunhada voltou para seu povo e para os seus deuses, volte você também com a sua concunhada!” Rute 1:15

Mas ela não aceitou se separar da sogra e foi com Noemi de volta à terra de Israel. Naquele momento Rute fez sua confissão de fé no Altíssimo dos yahudim e seguiu sua sogra.

“No entanto, Rute disse: Não me obrigue a abandoná-la, deixe me seguir-te. Pois, aonde quer que você for, eu irei também; e onde quer que você pousar, ali pousarei também; o seu povo será o meu povo, o seu Altíssimo será o meu Altíssimo!” Rute 1:16

Boaz era parente de Elimeleque, ele era um homem importante e de posses na terra de Israel. (Rute 2:1). Boaz se torna para Noemi e Rute o parente remidor, de acordo com a Torah, capaz de resgatá-las e de dar continuidade a sua descendência.

- Lei acerca do Resgate

De acordo com a Torah, a pessoa que havia perdido tudo e se tornando escravo poderia através de algumas formas, conseguir a sua liberdade. E um dos meios para conseguir sua liberdade era através de um parente próximo, esse parente se tornaria o parente remidor, que resgataria a pessoa daquela condição.
Para isso era necessário que esse parente estivesse disposto e tivesse condição de pagar o preço requerido pelo resgate daquela pessoa. (Levítico 25:47-55)
Assim o parente remidor tinha a capacidade de restaurar a liberdade e proporcionar uma nova vida para seu parente, que por algum motivo havia caído naquela situação.

- Yahushua o Parente Remidor da Nova Aliança

- Rute era estrangeira; não pertencia à nação de Israel, adorava deuses de sua nação e estava distante do Altíssimo de Israel. Portanto Rute estava perdida, distante do único e verdadeiro Altíssimo. Até o dia que veio a salvação da terra de Israel através da família de Noemi.
Assim também éramos nós, estrangeiros/goiym prestando culto e adoração a deuses da nossa própria nação, distante do único e verdadeiro Altíssimo. Estávamos perdidos (achando estar certo) até o dia que fomos conduzidos a adorar o Altíssimo de Israel, reconhecendo que a salvação vem dos yahudim. (Yochanan 4:22)
Nós semelhante à Rute desconhecíamos o Altíssimo de Israel e prestávamos culto, as divindades adoradas em nossa nação, sem o conhecimento que a salvação procede de um povo, e do Altíssimo que se identifica com uma nação. Esse povo é os yahudim e a nação de Israel.

- Boaz era o parente próximo remidor; parente próximo de Elimeleque marido de Noemi, capaz de dar continuidade na descendência de sua família de acordo com a lei do Levirato. Ele estava disposto e tinha condições de pagar o preço requerido para o resgate.
Yahushua fez se nosso parente assumindo a nossa natureza humana, para que todo aquele que crer Nele possa fazer parte da Sua família, pois Ele é o primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8:29). O homem natural não é filho do Altíssimo, pois o pecado fez separação, mas através de Yahushua nos tornamos filhos do Altíssimo.
Pela sua disposição em se identificar como um parente próximo a nós, o mashiach operou uma redenção completa sobre a nossa condição de escravos do pecado, pagando o preço requerido pelo nosso resgate, nos tornando livre. (Yochanan 8:36) Ele se torna para nós o parente remidor, nosso irmão que estava disposto e tinha condições de pagar o preço requerido para o nosso resgate.

“Yahushua disse-lhe: Não Me segure, pois ainda não subi ao Pai; mas vá se encontrar com Meus irmãos e diga a eles que Eu vou subir para o Pai, que é o Pai de vocês, para o Eterno, que é o Altíssimo de vocês !” Yochanan 20:17

“O próprio Ruach testifica com o nosso espírito que somos filhos do Altíssimo; e, se somos filhos, então também somos herdeiro; herdeiros do Eterno e coerdeiros do mashiach; porque se tomamos parte nos sofrimentos dEle, também seremos exaltodos com Ele.” Romanos 8:16-17

- Conclusão

Yahushua é para nós o que Boaz foi para Rute e Noemi, O Parente Remidor, capaz de libertar do julgo da escravidão e trazer restauração para nossa vida.

A incapacidade de Rute em fazer qualquer coisa para alterar a sua própria condição, tipifica a nossa incapacidade de alterar a nossa condição de pecadores. E a prontidão e disposição de Boaz em pagar o preço pelo resgate, antecipa o pagamento que Yahushua fez pelo nosso resgate (1Co 6.20).

Yahushua como filho do homem é o primogênito dentre muitos irmãos, nosso parente remidor disposto e com condição de pagar o alto preço do nosso resgate. Para todos aqueles que permanecem fiéis, a esses é concedido o direto de fazerem parte da família de Yahushua, nosso parente remidor.

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo