• IMERSÃO NAS ÁGUAS (BATISMO)

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

- Introdução

Na Nova Aliança/Brit Chadasha a imersão nas águas é ordenada pelo próprio Yahushua (Yochanan 3:5), e deve ser vista como um selo que marca e identifica àqueles que creem em Yahushua. Na Antiga Aliança os yahudim tinham como selo de sua fé a circuncisão que os identificavam como povo do Altíssimo, agora na dispensação da graça a circuncisão já não é necessária, o selo/sinal visível que identifica o povo do Altíssimo é a imersão nas águas/batismo.
“Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos humanas, mas com a circuncisão feita pelo Mashiach, que é o despojar da carne pecaminosa. Isso aconteceu quando fostes sepultados com Ele no batismo, e com Ele foram ressuscitados mediante a fé no poder do Altíssimo que o ressuscitou dentre os mortos.” Colossenses 2:11-12
Assim a imersão nas águas/batismo é o selo que identifica tanto para o mundo visível quanto para o invisível, aqueles que são propriedades exclusivas do Altíssimo.

- Símbolo de morte, sepultamento e ressurreição

“Então, qual seria a conclusão? Devemos continuar pecando a fim de que a graça seja ainda mais ressaltada? De forma alguma! Nós que morremos para o pecado, como seria possível desejar viver sob seu julgo? Ou ignoreis que todos nós, que fomos batizados no mashiach Yahushua, fomos igualmente batizados na sua morte? Portanto fomos sepultados com Ele na morte por meio do batismo, com o propósito de que, assim como o mashiach foi ressucitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma nova vida.” Romanos 6:1-4

- O ato de imersão nas águas/batismo traz em si um símbolo de morte, sepultamento e ressurreição. Morre e sepulta-se o homem carnal que tem sobre si o pecado de Adam/Adão, e é ressuscitado o novo homem, o homem espiritual.
- Quando se fala em morte e sepultamento devemos entender que o que morre e é sepultado deve ficar no sepulcro?! Quem volta ao sepulcro só vai encontrar carniça, podridão, o nosso velho homem deve ficar no sepulcro, se voltarmos lá traremos para nós o “cheiro de morte”.
- Quando uma pessoa tem a revelação de quem é Yahushua seu desejo é fazer o que Ele ordena, e a primeira ação que Yahushua requer daquele que crê é a imersão nas águas/batismo como manifestação e testemunho de sua fé (Atos 2:38).
- Fé e imersão nas águas/batismo estão intimamente conectadas, o batismo vem depois da fé em Yahushua, mas é o primeiro sinal, a manifestação visível dessa fé.

- A importância da imersão nas águas/batismo

- O batismo é a confissão pública de nossa fé em Yahushua. É o meio pelo qual expressamos que somos um com Yahushua, pois no batismo com Ele morremos e ressuscitamos.
- Através do batismo confessamos que somos pecadores e necessitados do Altíssimo, de sua graça e misericórdia, pois só aquele que reconhece seus pecados observa a necessidade do batismo.
- É um ato de obediência, e humildade, uma forma de sujeitar o corpo carnal à vontade do Espírito.
- É estranha a ideia na Nova Aliança/Brit Chadasha de uma pessoa que crê e nega ou rejeita o batismo. Os apóstolos foram imersos/batizados, os que vinham para fazer parte da kahal/Congregação eram imersos/batizados, porque hoje existem alguns que se opõe a esse ensinamento!

- Conclusão

A imersão nas águas/batismo é um dos pontos fundamentais para a nossa fé na Nova Aliança/Brit Chadasha. Através do batismo manifestamos nossa fé e damos testemunho publicamente de Yahushua o nosso salvador.
O batismo não é a plenitude da nossa jornada de fé, mas sim o princípio, o novo nascimento de uma vida também nova, que a partir de agora caminhará sempre em direção ao autor e consumador da fé Yahushua Hamashiach, procurando conhecer a sua palavra e colocá-la em prática a cada dia. Retendo assim a graça do Altíssimo que foi manifestada em sua vida.

“Por isso, por termos recebido um reino inabalável, retenhamos a misericórdia, isto é sejamos agradecidos, pela qual sirvamos ao Eterno por espontânea vontade, com reverência e temor; Pois Yahuh, nosso Criador, é um fogo consumidor!” Ivrim/Hebreus 12:28-29

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo