• A CHAVE DE DAVI: Texto base - Revelações 3:7

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

- Introdução:

A expressão “chave de Davi” aparece somente duas vezes em toda a Escritura Sagrada, uma na Nova Aliança no texto que lemos, e a outra na Antiga Aliança no livro de Yeshayahu 22:22-24. Em seu sentido literal a palavra chave significa aquilo que garante o acesso, e como símbolo expressa poder, autoridade e posse, é só quem possui a chave que pode abrir ou não a porta.
O contexto do livro de Yeshayahu descreve o Altíssimo anunciando uma despedida desonrosa para o administrador corrupto Sebna, que tinha autoridade para agir em nome do rei Ezequias na casa deste, dizendo que iria colocar em seu lugar Eliaquim filho de Hilquias, a chave de Davi aqui representa autoridade, poder e grande responsabilidade diante do Altíssimo e dos homens.
Com isso quem recebe essa chave deve assumir as responsabilidades que lhe são atribuídas, estando sempre à disposição para servir o rei em qualquer circunstância.

- Outras chaves que são apresentadas nas Escrituras

- Chave da ciência: Lucas 11:52
- Chave do Reino: Matityahu 16:19
- Chave da morte e do inferno: Revelação 1:18
- Chave do poço do Abismo: Revelação 9:1
- Chave do Abismo: Revelação 20:1

Cada chave representa autoridade, poder e/ou posse.

- A chave de Davi no livro de Revelação/Apocalipse

Na Filadélfia como em todos os lugares no primeiro século de existência da kahal/congregação, havia confrontação entre os yahudim que criam no mashiach e os yahudim de “sinagoga” que não aceitavam Yahushua como o mashiach, que se fecharam e se posicionaram contra as Boas Novas/Evangelho.
Esses “yahudim de sinagoga” que eram os que se endureceram diante do Evangelho, traziam pra si a exclusividade de ter a total autoridade/chave por possuírem a Torah e as promessas relacionadas ao povo escolhido do Altíssimo.
Nessa carta a essa kahal/congregação, Yahushua deixa claro quem é que detém a verdadeira autoridade, ou seja, é Ele mesmo que tem a chave de Davi e que promete uma porta aberta ao Evangelho para a kahal/congregação de Filadélfia.

- Yahushua é a chave de Davi

Eliaquim no passado recebeu a chave de Davi para agir em nome do rei Ezequias na casa deste, da mesma forma, Yahushua, a “raiz de Davi” (Revelação/Apocalipse 5:5; 22:16), possui toda autoridade (Matityahu/Mateus 28:18) para agir em nome do Pai, nosso Rei.
É Ele que nos abre a porta que conduz ao reino da luz, a salvação vinda dos shamayim/céus, abrirá também a porta para o arrebatamento, é Ele também que detém as chaves da morte e do inferno, tudo aponta e tudo se consuma em Yahushua. Ele é o ungido prometido, da linhagem de Davi, com poder e autoridade para controlar a entrada no Reino Celestial, sem Ele que é a chave, a porta do céu fica fechada sem acesso para a morada celestial.
A chave de Davi representava também grande responsabilidade diante do Altíssimo e dos homens, Yahushua assumiu e trouxe sobre si a grande responsabilidade de como Filho do Homem reconciliar o ser humano novamente com o Altíssimo.
“E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.” Yochanan 6:39
Responsabilidade que teve um preço imensurável pago por Ele no madeiro por cada um de nós. Yeshayahu/Isaías 53:5-11

- Conclusão

A chave de Davi é uma expressão própria dos yahudim que está ligada a vinda do mashiach da linhagem davídica, e também os identificam como sendo o povo do Altíssimo. Os “yahudim de sinagoga” que rejeitaram Yahushua como o mashiach julgavam serem os únicos possuidores dessa chave que abre a porta do Reino, por fazerem parte de Israel.
Yahushua é para nós que cremos a chave de Davi que abre a porta que nos conduz para a vida eterna na morada celestial, os que se dizem yahudim e não o são, mas são na verdade sinagoga de satanás tem essa porta fechada, pois não possuem essa chave de Davi, suas doutrinas estão relacionadas a mandamentos dos homens e estão distantes do Altíssimo e da sua salvação.

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo