• COMPREENDENDO O CONCEITO DE JUSTIFICAÇÃO: Texto base - Romanos 4:25

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

Objetivos:
- Definir o que é justificação e porque precisamos dela.
- De que maneira acontece a justificação.
- Entender sua importância na vida de todos nós.

- Introdução

As Escrituras falam abertamente a respeito de julgamento e juízo (Romanos 14:10-20/Revelações 20:12), e também do justo juiz (Tehilim/Salmos 7:11), essa linguagem nos transporta para um tribunal onde haverá condenados e também justificados.
Nesse contexto entendemos o papel da justificação, pois aqueles que são justificados (declarados justos, dignos), são purificados e com isso não serão condenados sofrendo alguma punição. O pecado gera morte (Romanos 6:23), e sem derramamento de sangue não há remissão de pecado (Ivrim/Hebreus 9:22), portanto fica claro que os declarados justos são aqueles que não tem seus pecados contados (Tehilim/Salmos 32:1-2), que são purificados através do sangue oferecido pelo sacerdócio real e eterno de Malki-Tzedek/Melquisedeque (Ivrim/Hebreus 7:1-28).
Assim quando cremos em Yahushua, o Altíssimo concede a nós Sua justiça, declarando-nos justo diante Dele. Portanto reconhecemos no Altíssimo o justo juiz e também o único que pode nos declarar justos, Ele de fato é o nosso justificador (Romanos 3:26).

- O que é justificação e porque necessitamos dela

Justificação é o ato legal pelo qual a condição do homem muda, passando do pecado ao estado da graça e se tornando digno da vida eterna. Decisivo para o homem é ser considerado justo diante do Altíssimo, mas não uma justificação que parte de si mesmo, em uma forma de auto justificação, e sim reconhecer em Yahushua toda obra realizada em favor de nossa justificação, sem a qual permaneceríamos sentenciados com a morte que o pecado produz.
A justificação perante o Altíssimo é algo de que todas as pessoas necessitam, sem ela estaríamos como que cobertos com nossas culpas, pecados e maldades, trazendo sobre nós a sentença de morte que tais atitudes provocam.

- O milagre da justificação

Milagre é o sucesso alcançado que não se explica por causas naturais, sem a intervenção do homem, é propriamente obra exclusiva do Altíssimo.
A justificação se enquadra como um milagre, pois ela faz parte do plano do Altíssimo na salvação do homem. Sem que primeiramente houvesse a justificação (o preço pago devido ao pecado) não haveria a salvação, o homem precisa ser primeiramente justificado para que posteriormente seja salvo.
Com isso podemos compreender ainda mais profundamente o que significa: “o sangue vertido por Yahushua, o preço da nossa redenção”, pois tal acontecimento não foi simbólico ou apenas ilustrativo para promover comoção em nós, mas sim necessário e real para pagar a dívida que tínhamos e não conseguiríamos pagar (Yeshayahu/Isaías 53:1-12). Yahushua foi ao madeiro para fazer o que era exigido diante do Altíssimo:
“E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” Ivrim/Hebreus 9:22

- Conclusão

Assim podemos compreender como é importante para nós não só o significado, mas também o conceito de justificação nas Escrituras. Torna-se algo muito mais profundo do que simplesmente entender “a justificação como estar livre do pecado”, não é apenas isso que o conceito de justificação apresenta, ele vai além e mostra seu aspecto negativo: a remoção da culpa do pecado, porque somos pecadores, e seu aspecto positivo: concede a nós a justiça do mashiach.
Portanto a justificação é baseada na obra de Yahushua Ha Mashiach realizada por meio de seu sangue (Romanos 5:9), e trazida a seu povo por meio de sua ressurreição (Romanos 4:25).

“Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio à graça sobre todos os homens para justificação e vida. Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um, muitos serão constituídos justos.” Romanos 5:18-19

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo