• A RELIGIÃO COMO A TORRE DE BABEL: Texto Base - Bereshit/Gênesis 11:1-9

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

Objetivos:
- Compreender qual era o propósito da construção da Torre de Babel
- Semelhanças entre as intenções da Torre de Babel e a da Religião
- Entender o porquê de só haver um caminho único que leva ao shamayim/céus

- Introdução

O céu é algo que sempre despertou a curiosidade e o interesse do homem, vemos desde os primórdios da história humana até os tempos atuais esse desejo, onde o homem através de formas variadas (ciência e a religião) tenta explorar e “adentrar” nos céus.
As Escrituras apresenta o céu como o local onde está o Altíssimo (Matityahu 6:9/5:16), com certeza consiste nisso a curiosidade do homem em saber mais sobre o céu, pois é lá que está o Altíssimo. Porém as formas e os meios pelo qual o homem se utiliza para conhecer mais sobre os céus é que estão equivocados.
Primeiramente precisamos entender que quando as Escrituras falam de shamayim/céus ela não se limita ao céu do cosmos (universo em seu todo), ela apresenta a nós uma dimensão espiritual do que é o céu. Pois as promessas e as recompensas (1Kefa/Pedro 1:4/Colossenses 1:5/Marcos 10:21) para aqueles que creem irão se cumprir no céu, que é também a pátria destes. (Filipenses 3:20), a própria oração nos orienta para a realidade que é apresentada sobre o céu como habitação do Altíssimo. (Matityahu 6:9/Atos 7:55). Sabendo disso, torna se necessário compreendermos como podemos adentrar aos céus, é por meio da religião, das obras, dos cerimonias? Como entramos no céu?

- A Torre de Babel

A descrição no livro de Bereshit/Gênesis sobre o episódio da Torre construída a fim de que seu topo penetrasse o céu, faz referência sobre a incredulidade, à falta de obediência e a arrogância do homem em achar que é capaz por si mesmo de adentrar aos céus.
O propósito dessa construção humana era fazer da torre um meio, um caminho para se achegar aos céus sem a dependência do Altíssimo, rejeitando e ignorando completamente o próprio Altíssimo como se Ele não se importasse com o que eles estavam fazendo.
A falta de entendimento, e a arrogância daqueles homens desagradaram e muito o Altíssimo, que agiu a fim que esse propósito dos homens não se concretizasse.

- Religião a moderna Torre de Babel

Assim como a Torre de Babel que foi edificada por mãos humanas, a religião também tem suas edificações construídas por homens. E seus propósitos e intentos são semelhantes aos que desejavam construir a Torre, pois eles queriam a glória e fama, e uma unidade, e isso é o que se vê hoje basicamente nas religiões, seus líderes buscam glória e fama e querem manter unidos todos em uma mesma forma de pensar, agir e falar.
A religião é uma ferramenta desenvolvida e aperfeiçoada constantemente por Satanás e por ele embutida no coração do homem, seguindo os mesmos princípios que o Altíssimo condenou na Torre de Babel, os homens criaram e hoje possuem para si a religião como o caminho para se achegar ao céu.
Pois o que a religião faz é construir um caminho, com regras, mandamentos, obras, cerimônias, exigências, etc. com o propósito assumido de religar o homem com o Altíssimo. Dessa forma ela faz de si um meio independente para que o ser humano tenha acesso ao céu.

- O único meio pelo qual entramos no céu

“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.” Yochanan/João 3:13

O caminho que nos conduz aos céus não pode ser construído de baixo para cima, do homem para o Altíssimo, mas justamente o que acontece é o contrário, de cima para baixo, do Altíssimo para o ser humano. Toda a obra de redenção do homem parte exclusivamente da vontade do Altíssimo, e Ele próprio realizou tudo o que era necessário e exigido para que isso acontecesse.
Assim ninguém pode construir para si outro meio, colocando outro alicerce, pois o fundamento já está posto (1Coríntios 3:11), Yahushua Ha Mashiach, Ele é o caminho a verdade e a vida, que nos leva ao Pai, e como vimos o Pai está nos céus, então Yahushua é o único caminho para o shamayim/céus. (Yochanan/João 14:6)

- Conclusão

A “escada” que nos faz subir aos céus veio do próprio céu, dada pelo próprio o Altíssimo, Yahushua Ha Mashich, o Filho do Homem.
Ele veio com a finalidade de a nós levarmos, o que precisamos fazer é; CRER e AMÁ-LO, OBEDECENDO a sua palavra que é instrução e vida.

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo