• AGUARDANDO A VOLTA DE YAHUSHUA: Texto Base – Matityahu/Mateus 24:42-51

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

Objetivos:
- Compreender que a volta de Yahushua é iminente
- Entender que é necessário aguardar a Sua volta com fé e perseverança
- A falta de esperança nesse acontecimento esfria o amor e gera incredulidade

- Introdução

O dia e a hora que Yahushua virá ninguém sabe, mas sua vinda é certa. Conseguimos identificar através das profecias, sinais que estamos vivenciando a proximidade desse acontecimento, mas a realidade é que para o arrebatamento não existe uma aviso prévio, a única certeza que temos é que Yahushua virá e arrebatará (tirar, com força) os seus.
Portanto é indispensável estarmos atentos, cientes desse acontecimento a todo instante, preparados para esse momento que tanto ansiamos e desejamos. Mas como não sabemos quando acontecerá, como podemos nos preparar? O que aprendemos com a comparação que será como a vinda do ladrão, há como se preparar para a vinda de um ladrão?
O que essa linguagem mostra de forma clara é que precisamos ser cautelosos e prevenidos, no sentido de estarmos prontos, seguros (confiantes) para esse grande dia. Esse dia é de fato uma surpresa (algo que acontece ou surge de repente), mas não podemos ser surpreendidos (pegos por algo inesperado) nesse dia, não pode acontecer algo diferente do que sermos arrebatados por Ele, pois é isso que aguardamos, essa é a nossa esperança e a nossa fé!

- Como então podemos aguardar esse grande dia

Ao abordar sobre o tempo do fim, sobre o que iria acontecer, Yahushua faz o seu maior discurso profético vistos nos evangelhos/boas novas (Matityahu/Mateus cap. 24 e 25). E o local escolhido para esse anúncio é bastante representativo, pois Yahuhsua estava no Monte das Oliveiras (Matityahu/Mateus 24:3) exatamente o lugar onde o navi/profeta Zekaryah/Zacarias havia dito que o mashiach estaria quando viesse estabelecer o seu Reino futuro (Zekaryah/Zacarias 14:4).
E diante do questionamento dos apóstolos sobre quando “ocorrerão essas coisas (o tempo do fim)”, a resposta de Yahushua enfatizou os acontecimentos finais (princípios das dores, a grande tribulação, o retorno em glória e o juízo final), e lhes recomendou que se preocupassem menos com a data exata, e mais em estar preparados para essa ocasião.

Portanto devemos aguardar esse dia:

1. Com fé e vigilância:

Yahushua exortou os discípulos a serem vigilantes: “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Soberano”, (Matityahu/Mateus 24:42). A vigilância produz prudência e zelo, com a finalidade de estar apercebido sobre o que esta acontecendo. A emunah/fé é a confiança que todas essas coisas vão se cumprir no seu devido tempo, e sem emunah/fé é impossível agradar o Altíssimo. (Ivrim/Hebreus 11:6)

2. Em santidade e amor

Ser santo/kadosh é ser separado, consagrado ao Altíssimo, a Palavra nos instrui a sermos obedientes e santos em toda a nossa maneira de viver (1 Kefa/Pedro 1:14-16), o processo de santificação é indispensável na vida daquele que crê. O amor é que identifica-nos com o Altíssimo: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” Yochanan/João 13:34-35

3. Cheios do Ruach Kadosh/Espírito Puro

A parábola das virgens sábias e as tolas (loucas, insensatas) como parte dessa palavra profética (Matityahu/Mateus 25:1-12), demonstra a condição espiritual que agrada o “Noivo”, não somente virgem (que não se contaminaram), mas também cheias do “azeite”/ruach. Pois sem a presença do Espírito Puro/Ruach Kadosh é impossível aguardar a vinda de Yahushua em santidade e amor, e com fé e vigilância.

- Conclusão

Breve Yahushua virá, você está preparado para sua vinda? As consequências de nossas escolhas serão eternas, a salvação é individual. Que Yahushua nos ajude a cada dia termos a consciência e a vivência dentro do padrão que Ele determinou para nós, conforme a instrução da Sua Palavra, aguardando e amando sua vinda. .

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo