• TRAVESSIA DO YARDEN / JORDÃO: Texto base - Yahushua/Josué 3:1-17

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

Objetivos:

- Conhecer a história da travessia do rio Yarden/Jordão feita por Israel.
- Entender a importância do significado dessa travessia.
- Aplicar o seu simbolismo nos dias atuais para a Kahal/Congregação.

- Introdução

A travessia do rio Yarden/Jordão colocaria fim em uma jornada de aproximadamente quarenta anos no deserto, o rio era o que separava o povo da terra prometida, nesse ponto todos os adultos que havia saído do Egito tinham morrido, exceto Yahushua/Josué e Kalev/Calebe, com isso a travessia do Yarden/Jordão era um grande desafio e com alguns fatores novos. Para superar essa barreira natural Israel deveria lembrar-se das promessas do Altíssimo e do seu fiel cumprimento.
Yahushua/Josué filho de Nun foi o líder responsável em conduzir o povo de Israel rumo à terra prometida, e todos foram instruídos a confiar no poder do Altíssimo e na sua provisão, que agora estava representado entre o povo por meio da Arca da Aliança. A presença da Arca da Aliança foi o ponto de parida para o milagre da travessia do Yarden/Jordão, o Altíssimo mostra assim para Israel que não existem barreiras intransponíveis quando Ele atua no meio de seu povo.
Também hoje a Kahal/Congregação em sua travessia do “Yarden/Jordão” para terra prometida ou seja sua completa redenção (Romanos 8:23), precisa lembrar-se das promessas e permanecer fiel, ciente de quem vai a frente abrindo caminho durante essa travessia.

- A Arca da Aliança orienta o caminho

“e ordenaram ao povo em alta voz: “Quando virdes a Arca da Aliança de Yahuh vosso Altíssimo sendo carregada pelos sacerdotes levitas, vós igualmente saireis das vossas posições e a seguireis, a fim de conhecerdes o caminho que haveis de seguir, pois nunca passastes por este caminho. Conservai, contudo, entre vós e a Arca, a distância aproximada de novecentos metros; cuides para não vos aproximar dela!” Yahushua/Josué 3:3-4

Rumo à terra prometida na travessia do Yarden/Jordão a Arca da Aliança era o guia que conduzia a Israel para que eles pudessem conhecer o caminho. A Arca da Aliança deveria ir à frente a fim de indicar o caminho, e o povo deveria segui-la.
Para a Kahal/Congregação, Yahushua semelhante à Arca da Aliança que passou diante do povo de Israel no rio Yarden/Jordão “passou adiante de nós”, para garantir a nossa salvação. Ele abriu um novo e vivo caminho à presença do Pai Celestial. (Ivrim/Hebreus 10:19-22)

- A presença do Altíssimo estaria no meio do povo

“E completou: “Nisto reconhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que certamente expulsará da vossa presença os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.” Yahushua/Josué 3:10
A presença do Altíssimo no meio do povo de Israel era a certeza que Israel atravessaria o Yarden/Jordão e também que teriam vitória sobre aquelas nações que habitavam a terra que lhe fora prometida. Mas algo foi exigido para que eles pudessem ter êxito e ver as maravilhas dos milagres, “que se santificassem (vs.5)”. A garantia da vitória fundamentava-se na santificação/purificação e obediência no cumprimento da palavra do Altíssimo.
Hoje o Altíssimo habita no meio da Kahal/Congregação (Matityahu/Mateus 18:20) e para que possamos ver as maravilhas dos milagres em nossa vida precisamos também de santidade e obediência na sua Palavra, crendo que ela irá se cumprir. (Matityahu/Mateus 24:35)

. Conclusão

Esse milagre foi uma evidência clara de que o Altíssimo estava no meio do seu povo, guiando, protegendo e concedendo vitória em cumprimento as suas promessas.
Hoje também o Altíssimo está em nosso meio, nos guardando e protegendo, nos dano vitórias sobre todos os inimigos, e Yahushua Ha Mashiach vai à frente, nos guiando pelo caminho seguro e firme da salvação, o que precisamos fazer é não “tirar os olhos” Dele para que não fiquemos perdidos nessa travessia.

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo