• ESTUDO SOBRE O CORAÇÃO: Texto base - Provérbios 4:23

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

- Introdução

A expressão “coração” é muito utilizada nas Escrituras, aparecendo mais de 973 vezes nos textos Bíblicos. Sua definição vai além do sentido literal, puramente físico que corresponde ao órgão vital que é responsável por bombear o sangue para todo o corpo, apresentando-o em um sentido figurado muito mais significativo e importante do que o próprio músculo que é vital para o ser humano.
O coração (hebraico: Lev לֵב ) corresponde à cede dos sentimentos e decisões do ser humano, onde a razão e a emoção se juntam, formando o mais íntimo lugar do ser. Tudo que é relacionado ao ser humano, tanto na categoria dos sentimentos (emoções) como no intelecto (razão) e também vontade (desejo), procede do “coração”, ele é a totalidade do homem interior.
O coração é o armazém das qualidades morais, e o campo de batalha onde é travada as lutas entre a carne (os desejos pecaminosos) e o Ruach/Espírito (o desejo de ser puro). As Escrituras faz do coração quase um sinônimo da natureza humana, no que diz respeito ao ser interior. Com isso torna-se importante conhecermos um pouco mais sobre esse tema, tendo em vista o que diz o Provérbio:

“...pois é da disposição do coração que depende toda a tua vida.”

- O coração diante do Altíssimo

O coração humano, em sua condição natural, é perverso e enganador, conhecido profundamente pelo Altíssimo (Yirmiyahu /Jeremias 17:9-10). Yahushua destacou a condição caída de nossos corações:
“Pois é de dentro do coração dos homens que procedem aos maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios, as ambições desmedidas, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a difamação, a arrogância e a insensatez. Ora, todos esses males procedem do interior, contaminam a pessoa humana e a tornam impura.” Marcos 7:21-23
Para que uma pessoa alcance a salvação o coração tem que ser mudado, essa experiência radical que transforma o coração do ser humano foi chamada por Yahushua de “Novo Nascimento”, quando essa mudança ocorre, os valores que formam o ser humano e suas prioridades também são redirecionados. Foi por isso que Yahushua afirmou:
“Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.” Matityahu/Mateus 6:21)
Ou seja, nossos pensamentos e sentimentos estarão sempre voltados para as coisas que consideramos valiosas. Quando somos transformados o nosso “tesouro” também muda.

- De todo seu coração

Esclareceu Yahushua: “O mais importante de todos os mandamentos é este: ‘Ouve, ó Israel, o יהוה, o nosso Altíssimo é o único יהוה. Amarás, portanto, יהוה, teu Altíssimo, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força’. E o segundo é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não existe qualquer outro mandamento maior do que estes”. Marcos 12:29-30

Onde amar o Altíssimo é:

- De todo seu coração: ou seja, com todo o seu sentimento e razão, com o seu ser integral, racional e sentimental.
- De toda tua alma: literalmente com sua vida. Sua vida como oportunidade de demostrar seu amor para com O Altíssimo.
- De todo seu entendimento: com toda sua capacidade intelectual.
- De toda sua força: com toda sua capacidade física.

- Conclusão

O coração é cede da razão o do sentimento do ser humano, e o desejo do Altíssimo é que o entreguemos a Ele sem ressalvas (Provérbios 23:26) .
Ele é o único capaz de transformá-lo, para posteriormente habitá-lo.
Com isso proteja seu “coração” para que ele não seja tomado por desejos pecaminosos, se distanciando assim do Altíssimo!!!

“Revela-me, יהוה, teu Caminho, para que eu o siga em fidelidade para contigo. Orienta meu coração, para que tema teu Nome! De todo o coração te exaltarei, יהוה, meu Altíssimo, e glorificarei para sempre o teu Nome, porquanto teu amor é tão generoso para comigo, que livraste minha alma de todos os poderes da morte.” Tehilim/Salmos 86:11-13.

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo