• O PERDÃO COMO UM MANDAMENTO: Texto Base - Matityahu/Mateus 18:23-35

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

Objetivos:

- Conceituar o que é perdão
- Compreender que é um mandamento e não um sentimento
- Entender sua aplicação de forma clara e objetiva

- Introdução

O perdão constitui um dos fundamentos principais dos ensinos da Nova Aliança, ele não foi apenas realizado por Yahushua, mas também ensinado por Ele como uma prática de todos que creem, ou seja, Yahushua não apenas perdoou como também instruiu a perdoar (Marcos 11:25-26). O perdão se sobrepõe aos sentimentos de ira e vingança, estabelecendo a paz entre o Altíssimo e o homem, e entre o homem e seu semelhante, sendo como que uma ponte para reatar relacionamentos rompidos.
É impossível ser um verdadeiro imitador do mashiach Yahushua sem o exercício do perdão em nossa vida cotidiana, nos relacionamentos interpessoais com o nosso semelhante. A prática do perdão é tão importante que aparece na oração modelo do “Pai Nosso”, ensinada pelo próprio Yahushua, apresentando o perdão em duas vias ligadas e bem distintas:

“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.” Matityahu 6:12

Pedimos perdão por nossas faltas, falhas e ofensas ao Altíssimo, afirmando que agimos de tal modo perdoando a todos que de alguma forma estão-nos “devendo”.
O perdão diferente de ira, raiva, ódio, vingança, etc., não é um sentimento que nasce voluntariamente do coração, devido a algo que desperte a perdoar. Perdão não é sentimento, é escolha, decisão, não é uma sugestão é um mandamento.
Com isso precisamos entender um pouco mais sobre a importância do perdão, tanto para uma vida espiritual saudável e madura, como em nossos relacionamentos humanos.

- O que é perdão

O perdão nas Escrituras designa a ação misericordiosa do Altíssimo mediante a qual livra o pecador da culpa e do castigo causados pela transgressão (Romanos 4:7-8). Perdoar é o ato de cancelar, remir, libertar, das culpas, das dívidas e ofensas praticadas.
Nos relacionamentos humanos essa definição não é diferente, perdoar uma pessoa é cancelar, anular suas ofensas e dívidas. Perdoar é um ato de pura graça que deve ser praticado sem limite (Matityahu/Mateus 18:21-22). Quem exerce o perdão supera as ofensas recebidas, não permitindo que rancor e ressentimentos se enraízem em seu coração. Perdão é uma manifestação de compaixão, e de reconhecimento de que também necessitamos de ser perdoado.

- A prática do perdão

Devido ao orgulho e ao egoísmo do ser humano a prática do perdão se torna difícil, pois preferimos conviver com sentimentos como ódio, rancor e vingança, do que liberar perdão. Quem não exerce o perdão, não está fazendo o mal a não ser pra si mesmo, pois seu coração se torna um vale sombrio de ressentimentos e amarguras, tornando sua vida triste e cheia de lamentos.
Devemos diligentemente em oração e perseverança nos esforçar em praticar o perdão, pois o exercício do perdão é uma lembrança de nossa posição diante do Altíssimo. E se Ele nos perdoa também nós devemos perdoar, e se compreendermos o sacrifício realizado por Yahushua no madeiro, dando sua vida para perdão dos nossos pecados, o perdão será uma prática possível a nós.

“Pois, se perdoardes aos homens as suas ofensas, assim também vosso Pai celeste vos perdoará. Entretanto, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” Matityahu 6:14-15

- Conclusão

O perdão é uma marca característica daquele que crê, pois é capaz de reconhecer que seus pecados foram perdoados por Yahushua no madeiro, com isso é capaz de praticar o perdão ensinado por Yahushua. É um mandamento que devemos praticar para com o nosso semelhante.
Manifeste o perdão para que seu coração transborde alegria e amor, desprendendo-o de todo ressentimento, amargura e rancor.

“Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda a maldade! Pelo contrário, sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, da mesma maneira como o Altíssimo vos perdoou no mashiach.” Efésios 4:31-32

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo