• O NOIVO E A NOIVA: Texto base – Efésios 5:22-33

Para acessar o conteúdo deste estudo em PDF, basta clicar na imagem ao lado.

 

Objetivos:

- Compreender a profundidade do significado da união entre a noiva e o noivo - Entender no que se fundamenta a relação da noiva e o noivo
- Propor uma reflexão sobre quando ocorre a “maior intimidade” entre a noiva e o noivo

- Introdução

De todas as formas de relacionamento humano o que expressa ou contém maior intimidade é sem dúvida o relacionamento entre a noiva e o noivo, essa união é única e sem comparação. É na conjunção entre noivo e noiva que ambos se tornam um e é a partir dessa união que é gerado a vida.
A figura do casamento é usada nas Escrituras para representar a relação entre o Altíssimo e o seu povo. Na Antiga Aliança o Altíssimo é o esposo e o povo de Israel a mulher (Yeshayahu/Isaías 54:5), na Nova Aliança o Mashiach é o noivo e a Kahal/congregação a noiva conforme o texto de Efésios.
Ao compreendermos a profundidade e o significado desse símbolo para nossa vida espiritual, entenderemos como deve ser o nosso relacionamento com o Altíssimo e em que ele se baseia. E embora as Escrituras apresentem as bodas do Cordeiro como sendo algo futuro (Revelações/Apocalipse 19:7) precisamos entender que o noivo já possui a noiva, o pacto do casamento já foi confirmado.

“O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que lhe serve e o ouve, alegra-se grandemente por causa da voz do noivo. Portanto, essa satisfação já se cumpriu em mim.” Yochanan 3:29

- A relação entre o noivo e a noiva

A relação entre noivo e noiva vai além das superficialidades da atração e do desejo, pois ambos se deterioram com o passar do tempo, uma relação desse tipo para ser duradoura precisa estar firmada em outros fundamentos tais como, aliança, fidelidade, respeito, compromisso, o ato de se doar etc. E isso é sempre algo que deve ser realizado por ambos para conservarem saudável o relacionamento.
Nesse sentido na dimensão espiritual ocorre de forma semelhante, pois o Mashiach que é o noivo traz características que identificam como ele deseja se relacionar com a Kahal/congregação que é a noiva e como espera que esta se relacione com Ele.
O Mashiach por sua vez:
- É o cabeça da Kahal/congregação. (Efésios 5:23)
- Sacrificou-se por ela. vs. 24
- “Amou”, se doou a sua Kahal/congregação. vs.24
- Zela por sua Kahal/congregação. vs.29

A Kahal/Congregação:
- É o corpo onde o Mashiach é o cabeça. vs.23
- Deve estar sujeita ao Mashiach. vs.24

- A intimidade da relação entre o Noivo e a Noiva

O relacionamento entre o noivo e a noiva culmina no que chamamos de intimidade, e a intimidade é o clímax da entrega. A maior manifestação da intimidade que há entre o noivo e a noiva ocorre quando o noivo lança sobre a noiva a semente.
A semente é o poder que o esposo tem de semear na esposa e gerar dentro dela aquilo que não existe, vida. Assim, isso só ocorre se o noivo semear na noiva através da intimidade, a esposa na intimidade tem algo para receber do esposo e o esposo na intimidade tem algo a entregar a esposa.
Dessa forma no sentido espiritual compreendemos que o Noivo, o Mashiach Yahushua é aquele que detém a semente capaz de produzir vida, a Kahal/Congregação é a terra que na intimidade recebe a semente, por sua vez a semente é a Palavra o poder para gerar vidas.

“Portanto, livrando-vos de todo tipo de impureza moral e aparência de maldade, recebei humildemente a Palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa vida.” Yaacov/Tiago 1:21

“Fostes regenerados não a partir de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da Palavra do Altíssimo, a qual é viva e operosa por toda a eternidade.” 1 Kefa/Pedro 1:23

O noivo e a noiva se tornam um, não há intimidade maior que esta.

- Conclusão

A união apresentada entre o Mashiach e a sua Kahal/Congregação a partir do simbolismo do noivo e a noiva evidencia o grau de intimidade que há nessa relação. A noiva do Mashiach Yahushua se torna um com ele, se relaciona de uma forma íntima e recebe Dele a semente que gera vida.

Artigos de Estudos

Estamos disponibilizando no site alguns artigos de estudos elaborados pela casa Testemunhas de Yahushua de Franca / SP

Para acessá-los, coloque o ponteiro do mouse sobre as imagens abaixo e click no elo do link de acesso aos textos.

Alimentando ou Saboreando a Palavra

A Capa Babilônica – Símbolo da maldição do pecado

Vale de Jaboque

Servindo o Altíssimo na Babilonia

O Parente Remidor

Imersão nas Águas - Batismo

Altar e Sacificio

Ser como Crianças

Um Olhar sobre Avraham e o Sacrifício de Yitzchak

A Chave de Davi

Compreendendo o Conceito de Justificação

A Religião como a Torre de Babel

Aguardando a Volta de Yahushua

Yahuh dos Exércitos

Saindo da Caverna e Indo para o Monte

Travessia do Yarden-Jordão

Estudo sobre Coração

O Perdão como Mandamento

Dois Filhos de Avraham, Duas Realidades Espirituais

t -01-03-2017 A Noiva e o Noivo